
Especialidades médicas
Pediatria

Pediatria é a especialidade da Medicina que estuda, trata e acompanha o ser humano desde o nascimento até a adolescência, ou ainda antes dele, na fase perinatal, quando há necessidade da intervenção pediátrica.
A formação do médico pediatra é dirigida exclusivamente aos cuidados da criança e do adolescente onde ele deverá ter no mínimo dois anos de residência médica ou curso de especialização equivalente à pós-graduação. No caso do pediatra interessar-se por áreas específicas da pediatria, além de sua formação inicial, é necessário que o mesmo faça um treinamento e estudos em serviços especializados que vai aproximadamente de um a três anos, mas, nunca esquecendo-se da “pediatria global” para que possa analisar a criança como um todo, interessando-se pelas condições ambientais, materiais ou espirituais onde ela vive.
A especialidade de Pediatria ainda relaciona-se com Aconselhamento Genético, quando há um risco de incompatibilidade genética entre o casal e que são tratados em conjunto com o Geneticista. Também atua em assistência Pré-natal, a qual normalmente é realizada pelo obstetra, porém a estreita relação entre a mãe e o produto conceptual faz com que haja uma maior aproximação das duas especialidades.
O médico pediatra, na verdade, co-relaciona-se com diversas outras especialidades (Ortopedia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, etc), ocasionando uma necessidade de um conhecimento geral das mesmas, para poder indicar a melhor opção à cada caso. Ele poderá atuar ainda em Medicina Intensiva Pediátrica, Neonatologia, e Emergência, estando sempre em contínua atualização, e aprimoramento de conhecimentos científicos, respeitando sempre a vida humana e nunca exercendo a sua profissão como comércio.
A Pediatria não é apenas uma atividade médica, mas um estado de espírito, que tem como alicerce o amor à criança, exteriorizando-se em ação, averiguando e investigando os fatores que a levam a determinadas doenças ou ações, ou ainda quais as causas de sofrimento da criança ou adolescente, conseqüentemente assistindo-os e não apenas tratando uma doença, assim contribuindo para a formação de um ser mentalmente sadio e socialmente útil.
Ginecologia
A ginecologia é a especialidade Médica que visa estudar, cuidar e tratar a saúde do aparelho reprodutor feminino. Além disso, ela cuida também da saúde das mamas e faz os principais diagnósticos das doenças que afetam as mulheres. Ou seja, é uma especialidade atenta à saúde da mulher como um todo.
Por cuidar da saúde da mulher, a ginecologia representa ainda um tabu. Afinal, o aparelho reprodutor feminino ainda é tido como um assunto constrangedor.
Entretanto, a ginecologia é essencial para que se possa prevenir as mais diversas doenças, tal como as citadas acima. Assim como também é um grande facilitador para quem quer engravidar.
Muito além de diagnosticar doenças, a ginecologia pode ajudar a preveni-las. Também é com a ginecologia que a mulher pode melhorar a sua vida sexual e passa a conhecer a si mesma. A fim de conhecer os sinais que o próprio corpo dá e conhecer seu próprio poder.
Sua importância é única. Afinal de contas é uma especialidade inteira voltada somente à preocupação com a saúde da mulher.

A primeira consulta é ideal logo após a primeira menstruação. Afinal, a partir daí, alguns cuidados e algumas orientações serão muito mais qualificadas quando feitas pelo especialista e o pediatra já não é mais o médico ideal.
Nesse momento é muito importante que haja a primeira consulta para se ter certeza que tudo está certo. Tal como hormônios, ciclo menstrual, a idade da menstruação, etc.
Entretanto, se a primeira consulta não aconteceu nesse momento, é muito importante que ela ocorra antes da primeira relação sexual. Isso porque, o especialista passará uma série de recomendações e orientações que são essenciais para a saúde sexual das mulheres.
A frequência do acompanhamento com o(a) especialista varia de cada mulher. Através do acompanhamento, você poderá tirar suas dúvidas, buscar as orientações necessárias e deixar seus exames em dia.
Mas para a prevenção, é muito importante que você busque o(a) ginecologista com regularidade.